top of page

Queijos Artesanais

Elaborados a partir do leite cru recém ordenhado e com processos de maturação específicos, os queijos artesanais apresentam características típicas de seus terroirs: o tipo de pastagem, o gado, o relevo, o clima e a pureza da água dão identidade ao queijo produzido em cada microrregião, transformando cada peça em uma experiência única de texturas, aromas e sabores.

Microrregião: Serra da Canastra - MG

 

De casca amarelada e interior macio, com acidez equilibrada e leve picância, o queijo Canastra conquistou o Brasil e o mundo. Com mais de 200 anos de tradição, o modo de produção dos queijos da microrregião é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.

 

Muito mais do que um produto, esse queijo representa a história, cultura e tradição dessa região, composta pelos municípios de: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi. Essas cidades formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra, com controle realizado pela associação de produtores APROCAN através dos selos de caseína disponibilizados aos produtores regularizados.

Microrregião: Serro - MG

 

A maneira artesanal de fazer o queijo de leite cru na região do Serro, em Minas Gerais, foi reconhecida e certificada em 2011, com a Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A região produtora do queijo do Serro é formada pelos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro, todos situados no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço.

Com formato cilíndrico, de coloração branca amarelada, pesando entre 700 gramas e um quilo, o queijo do Serro possui tradicionalmente casca de crosta fina e massa interna esbranquiçada, consistente e de sabor levemente ácido. O processo de rastreabilidade e preservação do saber fazer é regulamentado pela Associação dos Produtores Artesanais do Queijo do Serro (APAQS).

Microrregião: Campo das Vertentes - MG

 

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) reconheceu a microrregião do Campo das Vertentes como produtora no Programa Queijo Minas Artesanal, composta pelos municípios de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. 

O terroir da região confere aos queijos ali produzidos atributos especiais como a casca semidura, de coloração amarelo palha e sabor levemente ácido. A preservação do saber fazer e controle dos produtores regularizados são realizados pela Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Campo das Vertentes (AQMAV).

bottom of page